quarta-feira, 19 de maio de 2010

O Sertão em movimento: a fé do homem nordestino

Cenas típicas vistas em toda região Nordeste - a religiosidade em evidência.
O Nordeste brasileiro, região em que os problemas sociais seculares ainda são gritantes, especialmente na faixa do semi-árido, onde o ciclo das estiagens tantos transtornos causam à sua população, se notabiliza por uma característica forte, a religião, sentimento espiritual que enche a alma do povo humilde de confiança de que virão dias melhores.

“O sertanejo é, antes de tudo, um forte.” A frase é de Euclides da Cunha, autor de “Os Sertões” (1982).

A referência é feita ao indivíduo que vive na zona do semiárido, esta compreende mais da metade do Nordeste. Contudo, sua significância se estende a todos os nordestinos, desde os litorais aos campos. São cerca de 52 mil habitantes na região que possui o maior número de estados do Brasil (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe).

Paisagens paradisíacas, patrimônios históricos da humanidade e riquezas culturais justificam o destaque nos pacotes turísticos, nacionais e internacionais, desta área que ocupa 18% do Brasil, o que representa bem o fato de ser considerado, por especialistas, “um país de contrastes”. Isto ocorre porque pobreza extrema e luxo dividem áreas de cidades como Salvador e Recife.

O entusiasmo dos nordestinos pode ser observado desde as manifestações religiosas e festivas até o enfrentamento das dificuldades impostas pela escassez de renda e pelos períodos de estiagem, no que se refere à zona rural.

Assim, quando esta força é canalizada na direção de Deus, milagres para essas pessoas tornam-se realidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

Seu site tem pouca informação do meu interesse eu pedi uma coisa e me deram outra prescisa melhorar isso tah uma porcaria

Anônimo disse...

PSE,TÁ UMA BOSTINHA